A Roda de Falkirk. Um elevador para barcos. Olhe o vídeo!

Uma construção incrível:A Roda de Falkirk. Uma enorme estrutura que funciona como um elevador para barcos e balsas.

ruota di falkirk3

Esta é a solução que alguns engenheiros acharam para superar um ostaculo natural. Desde o tempo do Império Romano a humanidade experimentou todo tipo de ponte possível dos mais simples até aqueles mais absurdos mas a criatividade humana conseguiu nos surprender de novo. A Roda de Falkirk é sem duvida uma das pontes mais lindas e fantásticas do mundo.

Fica na Escócia e liga o canal "Forth and Clyde" com o "Union Canal" superando um desnível de 24 metros. Antes deste incrível projeto os 2 canais eram conectados por uma série de cisternas e bloqueios que se abriam e fechavam para transportar um barco por vez.

O tempo infinito que era necessário para transportar uma embarcação e o desperdiço de água e de energia pela operação tornou a estrutura não conveniente. Para conectar Glasgow e Edimburgo por navio era necessário pensar em um melhor método.

Uma equipe de engenheiros decidiu realizar um projeto sensacional: uma despesa de 84 milhões de libras (cerca 386 milhões de reais), projetarame  realizaram a Roda de Falkirk. Primeiro e único elevador de barcos e balsas com movimento rotativo do mundo. Esta maravilha foi inaugurada no ano 2002.

O conceito é baseado sobre uma dupla hélice (similar à hélice de uma nave), a Roda de Falkirk tem um diâmetro de 35 metros, tem dois braços em oposição ligadas por um eixo central. Na ponta dos braços temos duas cisternas enormes, que podem conter 500 toneladas (peso da água e do barco). A Roda de Falkirk está baseada no princípio de Arquimedes: "cada corpo mergulhado parcialmente ou completamente em um  fluido (líquido ou gás) recebe um empurrão vertical do baixo para o alto, igual como intensidade ao peso do fluido que ocupa no volume deslocado".

Usando esse princípio junto à aquele da "leva", a Roda de Falkirk utiliza 1,5 kW cada hora para transportar dois barcos no mesmo tempo (um sobe e o outro desce) a mesma energia que usa o forno de casa! Para realizar essa obra foram necessárias 1000 toneldadas de aço, 45000 parafusos e 1000 pessoas.

Página 1 de 1
Responsive Menu Clicked Image