COM UM GALHO CORTADO E PLANTADO NASCE UMA NOVA OLIVEIRA MARAVILHOSA: A TÉCNICA

oliveira-1

1 – introdução

A estaquia é uma técnica que é usada frequentemente nos viveiros especializados graças à sua capacidade de reduzir os tempos de crescimento de maneira significativa, gerando plantas que têm as mesmas características genéticas da planta original. É uma técnica de propagação muito mais simples se comprada com a técnica do enxerto: o importante, no entanto, é estar bem ciente de todas as etapas fundamentais, lembrando também que existem variedades de que não são capazes de se enraizar nem quando submetidos a tratamentos baseados nos estimuladores.

Para dar origem à uma estaquia de oliveira deve-se, em primeiro lugar, esperar que passe o período de inverno, em seguida, encontre um galho de oliveira o mais robusto possível, com alguns brotos e com pelo menos dois anos de idade.

2 – o método

O galho – ou seja, precisamente, a estaquia – deve ser cortado ao nível da raiz: depois disso pegue uma grande porção de cerca de 20 centímetros, que deve ser mantida de molho na água por não menos de 12 horas à temperatura ambiente. Depois disso, você pode inserir o galho no solo. O método continua na página 2 e 3>

Página 1 de 3
Responsive Menu Clicked Image