ESTE É UM CÍRCULO OU NÃO?

circulo

Recentemente, há uma imagem muito simples, que parece desenhada por uma criança, que está virando famosa na Internet tornando metaforicamente loucos os usuários da rede. É um simples círculo, mas é muito mais importante do que o que você possa imaginar: envolve, de fato, um teste psicológico para a pesquisa que foi publicada no Journal of Personality and Social Psychology, uma revista profissional de psicologia. Um pouco como dizer: diga-me o que você vê e eu vou explicar sua personalidade. De fato, no caso você olhe para a figura e tenha a impressão de ver um círculo, isso significa que voçê tem uma tendência, por assim dizer, liberal. O círculo, na prática, é o resultado de uma personalidade aberta, que é típica de uma pessoa que está disposta a conceder o casamento para casais do mesmo sexo, a permitir a ajuda do governo aos desempregados e os sem-teto e para promover a legalização das drogas leves. No caso, no entanto, não tenha a impressão de ver um círculo, isso significaria que manifesta-se uma abordagem mais conservadora do ponto de vista da sociedade e da política.

De acordo com o estudo em questão, quem não vê um círculo pode ser um nacionalista que é muito atento à imigração ilegal e que combate para pará-la, sendo favorável em relação a um estado militar e em favor da proteção dos direitos nacionais. Resumindo, não vendo um círculo tenderia a criminalizar a prostituição e uso de drogas, comportamento considerado digno de punição. O que pode aparecer como um simples jogo, de consequência, é, na verdade, um teste de grande importância, que é parte de um estudo científico que examinou o modo em que os círculos, triângulos, retângulos, quadrados, elipses, e outras figuras geométricas são percebidas, de forma a identificar e estabelecer não só a personalidade e o caráter dos indivíduos, mas também a sua forma de lidar com o mundo em torno deles e da sociedade em que vivem.

Obviamente, na rede tanto o desenho quanto a evidência científica da pesquisa foram criticados. Em muitos, por exemplo, argumentaram que não vêem um círculo, mas a cabeça de uma pessoa ou outras figuras. Temos ainda que entender, então, por que vendo um círculo uma pessoa seria contra ou a favor dos casamentos homossexuais. Para não mencionar que uma pessoa pode ser contra a imigração ilegal, mas a favor da prostituição, ou a favor da legalização da maconha, mas contra o casamento gay.

É claro que não é a primeira vez que se tenta de combinar a geometria com a psicologia: o exemplo mais conhecido, neste sentido, é representado pelo chamado eneagrama de personalidade, que não é nada mais do que um símbolo geométrico que é obtido a partir de um círculo dividido em nove partes, todas iguais entre si, o qual é utilizado em psicologia. O eneagrama dos tipos psicológicos, de fato, é usado como um mapa através do qual você pode descrever nove diferentes tipos de personalidade e, acima de tudo, as relações e os relacionamentos entre eles.

Com o eneagrama, em essência, você pode identificar as atitudes, visões do mundo, as tendências mais importantes de caráter e até mesmo a hipótese evolutiva mais provável, assim que os indivíduos tênham a oportunidade de aumentar a possibilidade de transformação interior e de auto-compreensão, com as suas áreas de melhoramento e seus pontos fortes. O eneagrama, mais do que uma simples classificação, é um modelo dinâmico para o qual cada eneatipo inclui o potencial e as características de todos os outros, exceto que em cada homem e em cada mulher pode acontecer uma identificação mais significativa com um determinado tipo. Claro, não se pode dizer que um eneagrama é melhor que outro, porque todos são fortes e completos, ricos em potencial. Um núcleo emocional, um núcleo instintivo e um núcleo cognitivo fazem parte de cada personalidade, incluindo todas as unidades que fazem parte da atividade humana, desde o instinto de preservação até o desejo de estabelecer e manter relações de caráter social.

Em conclusão, que se trate de círculos ou eneagramas, algumas pessoas pensam que a geometria pode ser útil para delinear os perfis psicológicos e comportamentais dos indivíduos. Será que isso realmente é verdade?

Página 1 de 1
Responsive Menu Clicked Image