ILUMINAR UM QUARTO GRÁTIS

telhado-compasso

Iluminar um quarto com uma simples garrafa pode parecer uma utopia: pelo contrário é uma ideia brilhante, uma invenção que surgiu da mente de uma engenheira do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e está sendo usado em dezenas de telhados de milhares de casas nas Filipinas. Tudo é baseado no uso de uma garrafa de plástico, a qual deve ser cheia com a água sanitária e água.

A invenção tem um nome específico, Solar Bottle Bulb, mas, de fato, pode ser reproduzida por qualquer pessoa e em qualquer contexto. Nas Filipinas, ele mudou a vida de muitas pessoas, forçadas a viver em barracas sem eletricidade e, portanto, desprovidas de luz. Nos distritos mais pobres de Manila, a capital do país asiático, as casas - de fato - estão tão próximas e ligadas umas ás outras que a construção de janelas é quase impossível: eletricidade, então, nem falar. E assim a escuridão é uma constante, uma vez que o sol tem pouco espaço para entrar e seus raios não conseguem iluminar direito.

buraco-no-telhado Considere-se que três milhões de casas - se podem ser chamadas assim - a Manila estão no escuro: aqui a vida doméstica ocorre sem luz, com consequências previsíveis, não só na saúde, mas também sobre as condições psicológicas das pessoas. É por isso que a chegada do Solar Bottle Bulb tem sido nada menos do que revolucionária.

Basta preencher uma garrafa de plástico com água sanitária e água, e em seguida, fixar a garrafa no telhado - geralmente os telhados das casas são de chapas de metal ondulado, por isso é fácil de fazer - em um buraco. O conteúdo da garrafa, a qual é atingida pelo sol em qualquer altura do dia, cria uma refracção horizontal, que pode ser comparada com aquela fornecida por uma clássica lâmpada de 55 watts. Continua na página 2.

Página 1 de 3
Responsive Menu Clicked Image