SCORPIONFLY: VOÇÊ NÃO PODE NEM IMAGINAR O QUE PODE FAZER ESTE BICHINHO

mosca-escorpiao

Não há dúvida que Mãe Natureza tenha uma imaginação ilimitada e possa criar seres e espetáculos maravilhosos, no sentido de que despertam maravilha, para melhor ou para pior. Acostumados como estamos com o que sabemos, pensamos que o mundo seja limitado ao que os nossos olhos vêem todos os dias e ficamos de boca aberta quando, ao contrário, nos deparamos com uma "criatura" estranha e incomum.

1) O SCORPIONFLY: A MOSCA-ESCORPIÃO QUE SE ALIMENTA TAMBÉM DE CADÁVERES

É um espécime de mosca exótica, muito antiga, quase pré-histórica, e atualmente muito rara. A sua área de difusão concentra-se principalmente ao longo da faixa tropical, embora algumas espécies estejam presentes também no hemisfério norte. Ela deve seu apelido ao fato bizarro que lembra vagamente um escorpião, por causa de uma "cauda" que lembra muito o ferrão venenoso mortal do perigoso aracnídeo. Esta mosca, no entanto, apesar do nome e da aparência do escorpião, é um inseto inofensivo para o homem, porque a bizarra protuberância não é nada mais que o órgão sexual masculino, tanto que é presente somente nos machos da espécie, e realiza uma dupla função durante o acasalamento: coloca o esperma dentro do corpo da fêmea e a mantêm bloqueada quando esta fica muito "agressiva" e tentar devorar o parceiro.

escorpiao Os scorpionflies têm, no entanto, uma característica que, mesmo não sendo perigosa, não é muito agradável, embora, sem dúvida, possa ser útil em certos casos. Pertencem, de fato, à categoria de insetos que são usados na entomologia forense, ou seja a ciência que estuda a relação entre insetos e as amostras que são colhidas em um cadáver para determinar a data e a hora da sua morte.

Algumas espécies de moscas-escorpiões se alimentam, na prática, dos organismos mortos, incluindo os humanos, e põem os ovos dentro dos cadáveres. Os entomologistas forenses podem, em seguida, baseando-se na fase de desenvolvimento da larva, conhecer com precisão suficiente o momento da morte. Essas criaturas bizarras são moscas-escorpiões-detetives, portanto, talvez um pouco arrepiantes, mas também úteis e extraordinariamente originais. DESCUBRA NA PÁGINA 2 A "ÁGUA-VIVA ALIENÍGENA" >>>

Página 1 de 2

Responsive Menu Clicked Image